Caeiro, também aqui, é o mestre. Este blogue é mantido por Possidónio Cachapa e todos os que acham por bem participar. A blogar desde 2003.
6 de março de 2006
Por que não anda a Justiça portuguesa? Fácil: pela mesma razão que o resto não anda. É preciso não fazer ondas, ir picando o ponto e, quando menos se esperar, chega a reforma choruda.
Em caso de dúvidas, bastaria atentar para a listagem (que me foi gentilmente enviada por e-mail) dos reformados do ano 2005. Nove em cada dez pessoas que ganham acima dos 5000 euros mensais são juízes ou estão ligados à magistratura. Alguns com mais de 1700 euros mensais. Mas, a título de exemplo, aqui fica a listagem do mês de Agosto de 2005. Enquanto os assalariados iam para a Costa da Caparica de autocarro, eles contabilizavam.
VALOR (euros) FUNÇÃO
5173.46 Conservador Direcção Geral Registos Notariado
5173.46 Conservadora Direcção Geral Registos Notariado
5173.46 Conservador Direcção Geral Registos Notariado
5173.46 Notário Direcção Geral Registos Notariado
5173.46 Conservador Direcção Geral Registos Notariado
5663.51 Juiz Conselheiro Conselho Superior Magistratura
5663.51 Juiz Conselheiro Conselho Superior Magistratura
5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
5043.12 Notária Direcção Geral Registos Notariado
5173.46 Conservador 1ª Classe Direcção Geral Registos Notariado
5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
5027.65 Conservador Direcção Geral Registos Notariado
5663.51 Juiz Conselheiro Conselho Superior Magistratura
5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
5173.46 Conservador Direcção Geral Registos Notariado
5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
5173.46 Notário Direcção Geral Registos Notariado
5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
5159.57 Conservador Direcção Geral Registos Notariado
5173.46 Notária Direcção Geral Registos Notariado
5173.46 Ajudante Principal Direcção Geral Registos Notariado
5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
5173.46 Notário 1ª Classe Direcção Geral Registos Notariado
5173.46 Notária Direcção Geral Registos Notariado
Deus nos livre de precisar de uma decisão judicial que possa colocar em risco a ascensão para estas reformas de aposentação!
2 de março de 2006
Há mesmo má vontade contra o pobre do Bush, essa inteligência. Agora é com o furacão Katrina.
Ao que parece foi avisado da sua chegada, ao contrário (como sempre) do que veio a afirmar mais tarde.
Fontes próximas afirmam que ao ouvir o nome "Katrina", o actual presidente dos States terá declarado:
"Eu já disse a essa mulher que a pensão de alimentos só chega no dia oito", e escondendo a cara entre os braços terá acrescentado: "Uma garrafa de bourbon! Uma simples garrafa de bourbon e vou ter que aturar esta bitch até ao fim dos meus dias!".
1 de março de 2006
Portugal é um país curioso porque parece que somos generosos e abertos ao outro, que a Justiça funciona, que um político com ligações ao futebol pode ser preso, que as senhoras de direita se preocupam mesmo com a saúde das criancinhas e das mães das criancinhas, que existe muitos realizadores e escritores realmente talentosos ou, ainda, que os jornais se interessam por noticiar com insenção as coisas mais importantes que acontecem por cá.
É falso.
Mas só nos resta acreditar, fazer de conta, ou as lojas não dariam à conta a vender malas de cartão.
28 de fevereiro de 2006
24 de fevereiro de 2006

Um grupo de marginais adolescentes assassinou um homem, no interior do esqueleto de um prédio. Depois deitaram o corpo para dentro de um buraco. E foram-se embora.
A polícia está inclinada para a hipótese de "não ter havido premeditação". Estariam ali distraídos a atirar pedras a todo o que lhe parecesse esquisito e, nesse dia, resolveram fazer o gosto aos ténis e espancarem até à morte o homem que ali dormia. A rapaziada foi mandada para as barracas onde mora ou para as instituições que (segundo os relatos vindos a público no ano passado, e que já caíram no esquecimento) os metem a trabalhar e os enchem de porrada. Interrogados com severidade "só pararam para comer". São inimputáveis, claro. Com excepção do mais velho que já tem cu para ir para a cadeia.
Ainda bem que a fúria dos 13 adolescentes se virou contra um travesti, sem-abrigo e drogado.
Olha se tivesse sido contra uma pessoa com direitos...

Um amigo deu-me de presente a descoberta do samba do Zeca Pagodinho.
Quando as notícias são deprimentes, ou o dia nasceu cinzentão, eu tomo um comprimido desse cantor.
A música que me faz melhor tem o refrão que dá título a este post, continuando com "sou feliz e agradeço a vida que deus me deu".
E se a coisa não pegar, salto de faixa e junto-me à minha turma: "Você sabe o que é caviar? Nunca vi, nem comi, eu só ouço falar!"
23 de fevereiro de 2006
Ia escrever sobre a dor muscular que me chateia há dias.
Mas depois lembrei-me que subi, a pé, a avenida Almirante Reis, ao anoitecer. Estava frio e o autocarro passava ao lado, mas vim a pé. Porque há vezes em que a alegria não cabe dentro de um carro. E até mesmo a pequena alegria precisa de ser passeada, como um lume que começa a acender e que se for soprado com delicadeza poderá aquecer numa noite escura.
Ia falar da dor no pescoço mas já não vou. Vou antes lembrar-me da brisa fresca a girar à volta da minha cabeça contente.
20 de fevereiro de 2006
Ainda bem que estamos muito longe do envolvimento entre a Religião e o Estado de muitos países muçulmanos.
O caso da transladação do cadáver da Irmã Lúcia é a prova disso.
As três televisões nacionais transmitiram em directo, o carregar dos ossos de uma suposta vidente. Racionalíssimo, portanto.
O meu amigo (digo "amigo", no sentido do afecto que tenho por ele e que espero recíproco) Tolentino Mendonça, belo poeta e homem sensato, defendia ontem, ou assim me pareceu, a necessidade de se olhar para Fátima como um fenómeno de fé; de iluminação interior de muitas pessoas. A bem da alegria e da harmonia universais. Ora, tudo o que venha melhorar o homem tem, naturalmente, a minha gratidão. Contudo, tenho alguma dificuldade em aceitar um movimento que nasce, obviamente, de uma fraude criada e perpetuada por um clero ansioso por manter o poder sobre as ovelhas. E que acrescenta a este pecado original um recolher alegre de milhões de euros anuais, livres de impostos, que vão parar sabe deus a que mãos e com que fins.
O homem que desenvolve a sua espiritualidade transcende-se? Certamente.
Mas não sobre os ossos de uma mentira.

17 de fevereiro de 2006
16 de fevereiro de 2006
A taróloga bem escreveu para o meu signo: "A carta é o Eremita. Tudo a andar para trás quando julga que vai para frente" (quer dizer, as palavras não eram bem estas... Eram até mais bonitas, que nisto da adivinhação por cartas e coscuvilhice cor-de-rosa tem nível e não se rebaixa com uma frase qualquer...).
Chego à noite depois de ter visto a casa que ia comprar (baratinha) ir parar às mãos de um malandro sem nome ( a quem, contudo, não desejo mal... Quanto muito, umas infiltrações inesperadas nos soalhos e, se não der muito trabalho à Providência, uma praga de ratazanas loucas...), de VÁRIOS condutores me terem tentado abalroar o carro e de ter visitado uns apartamentos dignos de Barbies com overdoses de Prozac.
Vou fazer uma sopa.
Ao menos, as nabiças da horta não me hão-de dar desgostos.
Talvez uma lagarta...
14 de fevereiro de 2006
Acabam de sair dois bons livros de amigos do Brasil.
ELES ERAM MUITOS CAVALOS, do mineiro (de Cataguases, claro) Luiz Ruffato, amigo da casa, e escritor empenhado em revirar a estrutura do romance, sai na Quadrante.

E de Porto Alegre, o amigo João Gilberto Noll, ataca com LORD, pela Palavra.
Os dois do melhor da literatura brasileira actual.
A procurar e comprar.
Esperemos que muitos outros autores brasileiros de valor, mas desconhecidos entre nós, se sigam.
O programa de governo também se mostra muito preocupado com os processos de avaliação no ensino secundário. De alunos e professores.
Não vi, foi uma linha que mencionasse o escândalo nacional de termos um corpo docente no ensino superior sem qualquer formação pedagógica. Em resumo, poderemos ter mestres formados em Harvard, mas que na prática, não percebem um boi do acto de ensinar. Não por fraqueza deles, mas pura e simplesmente porque ninguém pensou em lhes ensinar.
Há uma confusão de papéis que está (desde há vários anos) a minar o processo de ensino: o papel dos pais. Quando alguém refere que os pais devem "participar no processo educativo", está na verdade a dizer "ensinem os vossos filhos a serem pessoas, que os professores providenciarão outras competências. O que está a acontecer, na prática, é que grupos de pessoas que não têm mais nada que fazer passaram a entrar nas escolas, a pôr e dispôr e infernizar o já duro trabalho dos professores, com o consentimento apático, quando não a aprovação do Ministério da Educação. Casos aberrantes, como de pais que metem processos a professores que, detectando deficiências mentais, óbvias, em alunos, os tentam colocar em aulas com apoio acontecem. O problema é quando, por exemplo, no interior, um pai toma o reconhecimento da deficiência como um "fracasso" seu e age vingativamente contra o mensageiro.
Outros casos são mais simples e têm a ver com comportamentos marginais no interior dos recintos. Professores assistem à formação de gangs de adolescentes ociosos e desresponsabilizidados sem que possam fazer nada.
As associações de pais, são um lóbi crescente que serve os interesses dos vários governos. Basta olhar para o Orçamento de Estado para se ter uma noção da fatia que a Educação toma. Cortar na verba dispendida com os professores (era interessante analisar a percentagem gasta com funcionários do ministério de pessoal administrativo e de não-limpeza/não-guarda de putos das escolas...), aproveitando ainda para se vingar de uma classe que os chateou lá atrás, psicanaliticamente falando, é ouro sobre azul. Nunca ouço grupos de pais a dizerem que se estão a organizar para "ir trabalhar nas actividades extra-curriculares", por exemplo. Seria interessante, já que se empenham tanto...
Estamos a criar uma nação de iletrados, inúteis e marginais. E enfiar pais que não educam em casa mas que sabem imiscuir-se ignorantemente nas escolas, não vai ajudar.
13 de fevereiro de 2006
O Apoio Financeiro Selectivo à Escrita de Argumentos Cinematográfico (LM Ficção) de 2004, continua sem resultados. Anulado pelo actual Secretário de Estado da Cultura, que invocou "razões de ferimento do regulamento" (ao que consta, a vítima indignada que foi pressionar o secretário terá sido um certo insecto de peso na inteligentziazinha nacional...), dois anos depois, os argumentistas que viram os apoios ao seu trabalho congelados continuam à espera.
Outro detalhe interessante, num país que precisa de bons argumentos como do pão para a boca, foi o anúncio da diminuição de verbas para o referido concurso. É entendimento deste governo que os argumentistas "andam a ganhar muito". Numa actividade que, tal como tudo o que é criativo, não dá trabalho nenhum e faz-se com uma perna às costa... Para se ter uma ideia dos valores de um argumento numa longa metragem portuguesa, andam à roda dos 0,5 %. Com sorte. E primeiro que se apanhe o devido, upa, upa...
Este ministério é cada tiro, cada melro...
10 de fevereiro de 2006
9 de fevereiro de 2006

Petar Pismestrovic, Kleine Zeitung, Austria
Freitas do Amaral veio defender a posição de que insistir na provocação ao fanatismo religioso era fazer o jogo dos que querem ver a civilização ocidental desaparecer.
Faz sentido. Nós damos como adquirida a evolução da humanidade. Esquecemo-nos, nessa atitude, de que o Império Romano também acreditou na excelência do conhecimento. Só por curiosidade, relembro que se seguiram as "invasões bárbaras", seguidas de mil anos de trevas.
Talvez venhamos a pertencer, ao longo das nossas vidas, ao grupo de pessoas que vai assistir à queda de nossa civilização. Como atrás ficou dito, não seria a primeira vez na História.
ps: recomendo como bibliografia a saga Persépolis, a bd da Marjane Satrapi, sobre a mudança de regime na Pérsia (actual Irão).
Quando parece que não é possível ser tomada uma decisão mais cretina, neste "rectângulo abençoado por deuS" lembrou-se a Ministra da Cultura de nomear para o IPPAR (Instituto Português do Património Arquitectónico - não me perguntem de onde diabo vem o "R"...), o Tomás Taveira.
(suspiro)
Bom, ao menos ficamos com a certeza de que as decisões, além de coloridas, ainda ficarão registadas. Para mais tarde lamentar.


ps: para os amigos que não conhecem Lisboa, aqui os dois MELHORES edifícios desenhados pelo seu gabinete de arquitectura.
8 de fevereiro de 2006

CARICATURAS
"Piquei" esta caricatura aos amigos do Marretas (que por sua vez a picaram na origem: www.filibustercartoons.com . Origem, digo eu, que isto das imagens na net, passa para cá e para lá, ganha novos contornos e no fim é, como diria o Vargas Llosa, "um striptease ao contrário").
A língua portuguesa tem muitas variantes. Aqui encontramos quem defenda uma delas. E de caminho promova a literatura que se faz em camoniano, mundo afora.
